Projeto de Recuperação das Águas do Córrego da Avenida Coronel Manuel Assunção

INTRODUÇÃO

Constantemente, o homem vem interferindo no meio ambiente, modificando-o e tornando-o adequado as suas necessidades. Em virtude das alterações realizadas pelo homem, vários impactos ambientais vem sendo registrados na atualidade, em conse-quência disto, a qualidade de vida tem piorado, pois agredindo a natureza, o homem agride a si mesmo, logo que, ele é parte in-tegrante do meio.

Dentro deste contexto, os recursos naturais são explorados irracionalmente visando lucros imediatos e desconsiderando as consequências negativas que só refletirâo no futuro.

Além disto, a sociedade capitalista predominante é extremamente consumista e a quantidade de lixo produzido tem aumentado preocupadamente.

Nos países subdesenvolvidos a situação é mais grave. Sem uma política ambiental definida, os recursos naturais são explora-dos de maneira ecologicamente incorreta.

A falta de saneamento básico aliado a poluição industrial compromete os rios e seus mananciais.

Pensando em iniciar uma política ambiental que garanta uma maior qualidade de vida, o PROJETO DE RECUPERAÇÃO DAS ÁGUAS DO CÓRREGO DA AV. CEL MANUEL ASSUNÇÃO, surgiu da necessidade de se trabalhar essa questão, onde toda a comunidade parti-cipará ativamente, pois somente com o envolvimento de todos é que se poderá encontrar soluções para os problemas ambien-tais da região.

Para que todos participem de maneira atuante é necessário que as pessoas adquiram consciência ecológica, que só vai surgir com a sensibilização.

JUSTIFICATIVA

Para atingir o propósito fundamental que é a melhoria da qualidade de vida, partimos dos seguintes princípios:

*Percepção Ambiental: é necessário trabalhar a consciência no sentido de sensibilizar para a questão ambiental. Para tanto, levamos alunos a “sentir” o ambiente em torno de sí.

*Conhecimento: o aluno deverá buscar conhecimento dos problemas ambientais, bem como ter noções de elementos que contribuíram para isto.

*Comportamento: é o comprometimento dos valores. Levar o aluno a sentir interesse e preocupação com o meio ambiente, motivando-o de tal modo que possa participar ativamente da melhoria e proteção do meio ambiente. Percebemos que o aluno só terá esta visão de proteção à natureza se antes de tudo ele for estimulado a apreciar e gostar dela.

*Participação: pretendemos com este trabalho, proporcionar aos grupos de alunos a possibilidade de participar ativamente nas tarefas que têm por objetivo resolver os problemas da região.

OBJETIVOS

- Fazer um levantamento detalhado do local.

- Identificar a flora, a fauna e os recursos hídricos.

- Identificar os problemas ambientais da localidade: causa e consequência.

- Investigar a história da ocupação e urbanização do local.

- Traçar um perfil da situação ambiental atual do local.

- Retratar a concepção que possui do ambiente onde vive, tomando, como ponto de referência, o passado como era antes, o pre-sente como é hoje e o futuro como será.

- Propor soluções para melhorar a qualidade de vida.

ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS

1 - Mapeamento da região.

2 - Entrevista com a população sobre o que a mesma pensa sobre os problemas ambientais.

3 - Pesquisas: como o local era antes e como foi se transformando ao longo do tempo.

4 - Quais os fatores que levaram as mudanças.

5 - Registros: fotos, desenhos, maquetes, croquis.

6 - Exposições dos trabalhos realizados.

7 - Produção de folheto educativo de alerta à população no sentido de conscientizar da necessidade de se preservar. Este folheto será usado como um instrumento de sensibilização da comunidade. Para tanto está sendo desenvolvido uma parceria com as ou-tras escolas das imediações e com a Associação de moradores da comunidade A.M.A.C.M.A., cujo coordenador do projeto e o Wal-frido (presidente da associação). A comunidade pleiteia junto à Prefeitura de Belo Horizonte, um projeto de recolhimento e reci-clagem de Lixo (URPV -Unidade de Recolhimento de Pequenos Volumes), com um terreno já existente no local para a construção

da mesma.

DESENVOLVIMENTO DO PROJETO

ROTEIRO

1 - Trabalho de campo.

Fotografias

Entrevista (diagnóstico do bairro)

2 - Pesquisa

3 - Mapeamento

4 - Localização das nascentes ao longo do curso do córrego.

5 - Análise da água das nascentes pela PBH

6 - Envolvimento e conscientização da população a partir do folheto educativo produzido pelos alunos.

CRONOGRAMA

Etapas que estão sendo desenvolvidas pelos alunos orientados pela professora Edilaêni Regina e a coordenadora pedagógica Jacira Luiza.

1ª FOTOGRAFIAS DO LOCAL, apoio do professor de geografia e fotografo Luíz Marcos de Oliveira, juntamente com as professoras e os alunos envolvidos no projeto.

Data 01/10/03.

2ª ANÁLISE DAS FOTOS. Data 08/10/03.

3ª TRABALHO DE CAMPO, inquérito geral para levantamento do problema. Os alunos foram ao campo (bairros Serra Verde, Minas Caixa e São Pedro) para observar e levantar as condições ambientais do local. Nesta etapa os alunos fizeram apenas uma observa ção geral dos bairros, porém já orientados teoricamente para alguns pontos importantes a serem observados. Data 23/10/03.

4ª ANÁLISE DOS DADOS DA OBSERVAÇÃO, a ficha de campo foi analizada. Levantamento dos problemas específicos da área em questão. Data 24/10/03.

5ª ELABORAÇÃO DE QUESTIONÁRIO, para entrevista como fonte de pesquisa de campo sobre a comunidade. Resultado da reunião com os alunos. Data 24/10/03.

6ª APLICAÇÃO DO QUESTIONÁRIO. Data 27 e 28/10/03.

7ª ANÁLISE DAS ENTREVISTAS. Data 29/10/03.

8ª PRODUÇÃO DE PANFLETOS EDUCATIVOS PELOS ALUNOS. Data 30 e 31/10/03.

9ª Em novembro estã previsto o TRABALHO DE CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL, divulgado pela Rádio MIX, organizada por estes mesmos alunos que estão participando do projeto.

A Rádio MIX, funciona no recreio do 3º ciclo (2º turno) todos os dias.

A distribuição dos panfletos educativos, será feita a partir da 2ª semana de novembro na comunidade escolar e na comunidade em questão.

Por Edilaêni Regina Alves De Souza Outubro de 2003